Com o propósito de mapear a realidade da classe trabalhadora nesse período de pandemia do novo coronavírus, foi lançado o projeto COVID-19 como uma Doença Relacionada ao Trabalho. O objetivo é dar luz  à relação entre a atividade profissional e o adoecimento por COVID-19, algo que tem gerado dúvidas e polêmicas, justamente por falta de informações a respeito.
O projeto pretende organizar  um DOSSIÊ sobre os trabalhadores e a pandemia  nos seus diversos aspectos, por meio de números, histórias de falecidos e sobreviventes, além de produzir um documentário. Na sua primeira fase, o trabalho pede que trabalhadores presenciais durante a pandemia respondam a um formulário na web (clique aqui), dando um panorama de suas condições de trabalho. Na segunda fase serão feitas entrevistas com o objetivo de aprofundar questões relacionadas aos riscos presentes no seu cotidiano.  

Tecnologia da Informação

O SINDPD-PE, um dos parceiros dessa iniciativa, solicita aos trabalhadores e trabalhadoras de TI que estão trabalhando de forma presencial que preencham o formulário. Um vídeo curto que estamos disponibilizando, explica com mais detalhes o objetivo do trabalho. Dados e informações sobre a atuação da classe trabalhadora nesse momento de pandemia são escassos e fundamentais! Contribua com esse projeto!

 

Fonte: com informações do boletim do Congresso Internacional de Ciências do Trabalho, Meio Ambiente, Direito e Saúde